terça-feira, 1 de março de 2011

COLUNAS | A matemática da LM - Parte I - Série A


Na 1ª etapa da Liga Metropolitana, os atletas da Série A marcara 341 gols em 37 jogos (9,2 por jogo), a média de 7,3 do Torneio Início já era...
Se até a semana passada levávamos em conta os 4 gols, como número mágico para sobreviver ao ambiente hostil da Série A, precisamos rever nossos conceitos...


A 1ª Etapa da LM, realizada no último sábado trouxe à tona uma realidade ainda mais exigente aos que pretendem se aventurar na inóspita briga pelo Monte Sagrado da Liga Metropolitana.

A fila anda, a chapa esquenta e analisando os resultados da "elite", os parâmetros mudaram mais uma vez, e para pior.

O PIOR ataque entre os 9 atletas fez 3,25 gols por partida, em compensação, a MELHOR defesa sofreu 4,13, e teve gente marcando 6,38 e outros levando 6,25, ambas média por jogo.
Esmiuçando ainda mais os números chegamos a informações pontuais que podem ajudar o "planejamento" de quem já está, e pretende ficar, e principalmente dos que estão chegando, com o acesso garantido na última etapa mas, para esses, o aviso está dado, não serão bem vindos e com certeza, serão recebidos com gols...

Ninguém sobreviveu ganhando menos do que 55% dos pontos, na prática, 4 vitórias e 1 empate ou 3 vitórias e 4 empates, foram as campanhas daqueles que escaparam da degola, considerando ainda a ausência de Robertinho, que com certeza, tornaria a vida de todos, ainda mais complicada.

Considerando a média de praticamente 9 gols por jogo, e como é impossível fazer meio gol, até segunda ordem sugiro considerar o 5 como o número mágico da salvação.

Gol neles...

31 comentários:

Prólico disse...

Luizão, muito legal esta matemática da série A. Isto mostra que quem quiser permanecer ou ainda subir para a série A tem que jogar muita bola. O "osso é duro de roer!!!". Tem muita gente boa disputando as etapas da LM. Acredito que se fizer um levantamento da série B os resultados serão muito próximos aos da série A.
É isso aí galera. Quer brigar pelo título e por vagas em torneios nacionais? Treine muito e faça muitos gols neles...
Grande abraço a todos.

SEXTA BOLA disse...

É isso aí meu amigo, e o bacana é cada um comparar esses números com os seus próprios resultados e médias, é uma forma de verificar o desempenho em relação a tendência natural de cada Série e muitas vezes até entender o "porque" das coisas no futmesa.
É claro que a matemática e a estatística servem como referência, não são verdades absolutas, mas, como eu sempre digo, os números não mentem.
Na parte II vou publicar os números das outras Séries tbm.

Gol neles...

Daniel disse...

Parabens Luiz show de bola, não é a toa que stou na C mesmo rsrsrsrsr. Mas vamos treinando que um dia eu chego lá! Aproveitando, não sei se mais pessoas coo eu vão ficar aqui no feriadão....fica aqui a sugestão de um treininho durante o feriado, aguardo as adesões. Abç.

Prólico disse...

Eu não vou viajar neste Feriadão. Topo com certeza. Não apenas um treino, mas "alguns" treinos neste período, rsrsrs. Vamos combinar.
Grande abraço.

André Leal disse...

É isso aí Luiz, belo trabalho, acho isso muito bacana, não é à toa que anoto meus resultados para comparar com estes números (o que já me deixou preocupado, pq minha média está abaixo dos 5).

Também não vou viajar, qualquer coisa avisem.

abs

Ricardinho disse...

Opa, pintou a Taça Folia SB então...

André e Daniel, esse é o bacana, eu tento tirar dos números algumas informações que olhares desatentos não enxergam, e posto aqui realmente para que o pessoal tenha parâmetros.

62% dos jogos, ambos fizeram mais 4 gols ou mais, 89% das partidas a diferença não passou de 3 gols, ou seja, o equilibrio é grande, a maioria dos jogos é bastante disputada e se decide no detalhe, mas é preciso ser competitivo. Outros nºs que impressionam, ninguem conseguiu nada fazendo 2 gols, e de cada 4 pontos, 3 foram ganhos com pelo menos 5 gols, ou seja, dificilmente alguém consegue sobreviver na A, se não fizer esses 5 gols em quase todos os jogos. Na minha campanha por ex. só ganhei 1 ponto fazendo menos de 5, e ainda asism foi um 4x4 contra o Euds, nesse jogo, qqr um de nós poderia ter vencido, nos jogo q venci, todos, eu tive q fazer 5 ou mais gols, vacilou, o cachimbo cai...

Gol neles...

Marco Antonio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marco Antonio disse...

Opa...

Essas analises são legais, mas me preocupam... minha média anda muito feia!!

Treinar mais e olhar menos os números são o melhor remédio para mim... hehehe...

Parabéns pelo trabalho, Luiz.

Prólico disse...

Moçada, apenas para informação: hoje (quinta-feira) eu vou treinar no DPII.
Abraço a todos.

-PedrãO [ETERNAMENTECOXA] disse...

Hoje Quinta Feira Estarei no DP Tambem. Abrass.

Dalla Stella disse...

eu tbm vou

Paulo Roberto disse...

to indo tbém

Daniel disse...

amigos hoje eu não vou poder ir....grande abç

nicolazzi disse...

fala galera do sexta bola: se for rolar torneio-treino no sábado a tarde a partir das 14 hs estou dentro. Por favor se manifestem e vamos fazer a taça folia sexta bola. Abraço a todos e sabendo que com 3 já rola um torneio(fazendo 3 triangulares já dá 6 jogos pra cada um. Se cada um ganhar uma vez faz o triangular decisivo , eh,eh,eh) Vamos lá
NICOLAZZI

Ricardinho disse...

Essa fórmula do Nicolazzi é só pra dar renda...hehehe...Torneio Pão & Circo Futmesa...ahuahuaha

Moçada, sugiro organizarmos a parada, vamos definir um dia e o horário, sábado é uma boa. Acho q já temos 5 caboquinho.

Gol neles...

Prólico disse...

Eu voto por sábado e segunda. Acontece que ontem no treino a maioria (Dalla, Pedro, Jeferson, "Paulo Roberto" e Bittencourt) optou por fazer apenas na segunda-feira.
Abraço a todos.

nicolazzi disse...

Acredito haver fissurados como eu para jogar tanto no sábado quanto na segunda.Posso ir no sábado.Ricardinho, me passa um sms com seu telefone, pois morando em Joinville ,às vezes fica mais fácil um telefonema para descobrir o dia dos treinos. Meu contato é 99743222.

Dalla Stella disse...

Bem, por mim se rolar sábado a tarde, eu tô dentro tbm... mas precisamos confirmar isso hj ainda, senão a patroa sempre inventa algo, né ??? heheheh
Quanto a 2ª feira, é melhor antes saber se o clube abrirá e se abrir, seria bom de tarde, né /??
Abração a todos...

Ricardinho disse...

Fechado então, sabado, 14hs, segunda-feira é outro papo, tá longe ainda...

To dentro.

-PedrãO [ETERNAMENTECOXA] disse...

Alguem liga la pro DP La pra secretaria e pergunta de vai abrir na segunda feira até mais tarde.

Paulo Roberto disse...

QUE TAL SEGUNDA FEIRA A PARTIR DE 18:00 HORAS, SERIA UMA BOA, MAIS HEIM ? VAMOS NESSA ?????
SÁBADO ESTAVAMOS EM SETE E O PAULO ROBERTO FICOU EM TERCEIRO COM APENAS DOIS PONTOS ATRAS DO CAMPEÃO (NICOLAZI)(VEIO BILISCAR AQUI EM CURITIBA ONDE É SEMPRE BEM VINDO), SEM CONTAR A GRANDE VIRADA EM CIMA DO CAMPEÃO DA ETAPA SR. DR. DALLA STELLA. QUEM SE ABILITA ENFRENTAR O PAULO ROBERTO HEIM ?

Prólico disse...

Eu estou dentro, "Sr. Paulo Roberto". Segunda estarei lá para uma "bolinha".
Grande abraço a todos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

clube ira abrir ate anoite ?
pedro

Ricardinho disse...

"Alguem liga la pro DP La pra secretaria e pergunta de vai abrir na segunda feira até mais tarde", bad choice...a opção correta seria: já liguei pro DP e o Clube vai funcionar na 2ª feira..que isso não se repita.

O Paulo Roberto não é o Duleba mas tbm ocupa espaço, ganhou 1 e já tá marrento...escapou no sábado...tua hora vai chegar, a propósito, posso jogar com o verdão amanhã ou vai me enrolar??

Gol neles...

Unknown disse...

Entao Fechado Amanha 19:30 Entao mesmo Horario De sempre ??

Gol Neles...

Pedro

Prólico disse...

Não Pedro... amanhã o horário do treino é mais cedo... será às 18:00 horas...
Abraço.

Daniel disse...

vou treinar hoje ....abç!

Daniel disse...

PEDRO sua camiseta esta na loja a sua espera, abç!

-PedrãO [ETERNAMENTECOXA] disse...

Se qer q eu vá Buscar ela la ???

Daniel disse...

cara eu vou te falar que essa semana eu to corrido aqui no trabalho, não vai dar para eu ir então se vc puder seria bacana. Como vc me falou na segunda que iria eu ja avisei lá na loja e a camisa ta lá te aguardando.